Operador de Câmera/ Repórter Cinematográfico

Muitas pessoas entram em contato para saber como “virar cinegrafista”, por isso resolvi falar hoje sobre duas profissões: repórter cinematográfico e operador de câmera. Aqui explico quais as diferenças entre as duas funções e o que é preciso fazer para tornar-se um operador de câmera ou um repórter cinematográfico.

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE OPERADOR DE CÂMERA E REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO?
O repórter cinematográfico trabalha essencialmente com jornalismo, captando imagens externas para matérias e auxiliando no processo de construção da notícia. O repórter cinematográfico deve ter registro de jornalista – repórter cinematográfico, ou seja, um MTB de jornalista, para trabalhar na área.
Já o operador de câmera atua em programas diversos. Esta profissão também é regulamentada e é preciso ter DRT de radialista – operador de câmera.

QUE CURSO DEVO PROCURAR?
A profissão de jornalista não exige mais diploma, ou seja, para ser repórter cinematográfico você não precisa cursar jornalismo. Mas, claro, esse é o melhor começo, fazer faculdade de jornalismo e entrar em uma empresa de comunicação como cinegrafista ou videorrepórter. Recentemente, no concurso da EBC, foi exigido curso superior e registro da categoria, que poderia ser o de jornalista ou de repórter cinematográfico.
Já para trabalhar como operador de câmera, você pode cursar faculdade de Rádio e TV ou Cinema. Além disso, existem vários cursos de nível técnico. Os melhores cursos são os de nível superior ou que pertençam a entidades de credibilidade como o Senac. Fuja de cursos rápidos que dizem formar o operador de câmera em poucas horas. O Senac, por exemplo, oferece DRT mas tem a carga horária de 300 hora/aula.
Para quem já trabalha na área, o registro pode ser obtido através dos sindicatos de jornalista ou radialista.

QUAL É A CARGA HORÁRIO DE TRABALHO?
Repórter cinematográfico segue a carga horária de jornalista, ou seja, pode ter contrato de trabalho de cinco a sete horas/dia. E faz plantões de final de semana como todo jornalista.
Operador de câmera segue a legislação dos radialistas, com carga horária de seis horas/dia.

EM QUE TIPO DE PROGRAMA VOU TRABALHAR?
Repórter cinematográfico atua em programas jornalísticos, como telejornais, programas semanais de jornalismo (Globo Repórter, Câmera Record, etc). Em geral, quem trabalha no jornalismo é repórter cinematográfico, seja fazendo matérias de esporte, polícia ou variedades.
Operador de câmera trabalha em estúdio, sob a direção de um diretor de imagem, e em produções externas como matérias para programas ou eventos ao vivo. Geralmente, seu trabalho está vinculado ao departamento de produção da emissora.

QUEM GANHA MAIS?
Depende do programa, função, emissora, profissionalismo e experiência. Em geral, quem trabalha em núcleo de produção de novela não tem do que reclamar. Repórter cinematográfico freelancer para eventos esportivos também tem boa remuneração.
Os sindicatos de cada categoria possuem representação nos estados e divulgam nos sites os valores do acordo trabalhista.

88 comentários sobre “Operador de Câmera/ Repórter Cinematográfico

  1. Me chamo Pablo Celso e tenho apenas 15 anos. Meu sonho é se tornar um grande repórter cinematográfico e sei que vou conseguir alcansar esse objetivo que eu tanto almejo. Encontrei neste blog as respostas que precisava para dar os primeiros passos para o sucesso. Parabéns pelo blog, me ajudou muito e tenho certeza que vai ajudar outras pessoas.

  2. Olá, achei seu artigo muito interessante. Você pode me informar quais as principais matérias que preciso ter em jornalismo para ter uma boa noção para ser um REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO? FotojornalismoI e FotojornalismoII? Além destas preciso mais das quais? Posso obter um resgistro de OPERADOR DE CÂMERA com uma graduação em AUDIOVISUAL?

    Espero ser respondido

    Att.;

    Hercolys Oliveira

    • Olá Hercolys,
      Faz um tempo, falei com o Sindicato de RTV em SP e eles disseram que o DRT (registro) poderia ser obtido com um curso superior de Produção Audiovisual.
      Mas o indicado é um curso de Rádio e TV (Op. Câmera) ou Jornalismo (Repórter Cinematográfico). Não dá para dizer quais são as principais matérias porque a sua formação depende também do que rola fora da faculdade, por exemplo, ver filmes, estar bem informado, conhecer tecnologia, tudo isso forma um bom profissional.
      Abraços,

  3. ola amigo muito bom ler e poder compartilhar suas experiencias.,sou cinegrafista a mais de 7 anos como freelancer recentemente trabalhei 6 meses numa emissora de tv local da cidade transmitindo num canal fechado. Eu trabalhava nas materias de jornalismo sempre policial e muitas vezes eu corria atras da materias sempre nas ocorrencias policias.Posso me considerar um repórter cinematografico pois tenho meu JS EM todas as materias do jornal. Estou com um material de imagens que eu fiz, pretendo tirar meu MTB. Será que eu consigo e qual o contato pode me passar. Se sim desde de já agradeço a sua atenção.

  4. Adalto na Faculdade de jornalismo aprende a ser Cinegrafista ? è isso que eu não estou entendendo me explica ai por favor e tbem me interesso em Operador de Camera. kra eu quero msm é mexer com câmera entende editar videos e etc tudo q envolve câmera,meu sonho é igual a do Pablo ali em cima SONHO em ser um Grande Cinegrafista e tbém sei que vou conseguir. Eu estou com essa dúvida Adalto pois aki na minha cidade que é Fortaleza não tem cursos profissionalizantes quanto pra Cinegrafista quanto para Operador de Câmera.É isso ai Adalto vou aguardar a tua resposta. Vlw Abraços e Parabéns pelo belo Blog já está nos meus Favorito! =) á desculpa pelo comentário que eu puis ai em cima é que eu tinha ja mandado um cometário antes q num tinha enviado achei que o problema fosse aki mais não tem nenhum problema APaga depois. Vlw Abração!

  5. Busco me proficionalizar em alguma desta area,o blog é bem bacana. Se por ventura aparecer alguma oportunidade gostaria de segurar se alguem podér da uma ajuda GRATO,fiz algumas imagens em um trabalho com uma galera de uma cia de teatro mais não me firmei com a galera espero uma oportunidade(não sou proficional) …

  6. olá,

    muito legal o seu blog !!! Sou amante da natureza e gostaria muito de fazer um curso de operador de camera, algo semiprofissional. sou morador do rio, gostaria de transformar meus próximos videos em algo “mais” profissional. quero muito fazer um curso na área aqui no rj, sabe de algo? agradeço e parabens

  7. Adorei a materia, quero fazer o curso de reporter cinematografico que fica aqui no rio Polo cine curso de 32 horas sera q é bom??? abracaooo

  8. Prestei concurso para a EBC, cargo – repórter cinematográfico, no edital exige apenas ensino superior em qualquer área de formação. Fiz um curso de 20 horas apenas, eles podem exigir um MTB caso eu passe?

  9. TV Educativa de Alagoas

    No Diario Oficial de 30/04/2012 saiu esta publicação absurda, onde querem transformar o IZP (Instituto Zumbi dos Palmares – a TV pública local ) num verdadeiro “Balaio de Gatos”, e onde os funcionários ficariam totalmente subordinados aos caprichos e “invenções” de qualquer diretor comissionado que aparecer eventualmente por lá.
    “Trabalha em diversos equipamentos necessários ao funcionamento e produção
    das emissoras, assumindo funções operacionais das emissoras de Rádio e TV”
    Manobra para legitimar acúmulo de várias funções sem a devida remuneração. Com a nítida intenção de justificar que operador de câmera trabalhe como repórter cinematográfico, operador de telepronter”, operador de áudio (microfone, sonoplastia,), de editor de vídeo e inúmeras outras atribuições alheias as suas funções originais, as quais foram claramente especificadas no edital do concurso elaborado em 2004.. Embora o IZP seja uma Autarquia que abrange TV e Rádio, o concurso foi para cargos específicos e direcionados, ou seja, as funções foram determinadas para cada cargo.

    Na frase “captação e gravação de imagens em estúdio ou em externa” omitiram estrategicamente “matérias jornalísticas” isso demostra a intenção de mascarar a função de quem cabe legalmente registrar cinematograficamente quaisquer fatos ou assuntos de interesse jornalístico (seja em TV pública ou privada), ou seja, a função Repórter Cinematográfico.

    “iluminação…” Iluminação é função regulamentada de Diretor de fotografia que em estúdios de TV ou em filmes, cria e é responsável por todo o design da luz, ou seja, ele concebe as características estéticas dos tipos de iluminação para cada plano, bem como: enquadramentos, movimentos, configurações de câmeras, posicionamento de refletores, eventuais efeitos de filtragem na luz entre outras coisas.
    “ … e cenários” será que estão referindo-se ao cenógrafo? Que é o profissional que cria, desenha conceitua, projeta e coordena a construção de cenários de shows, em teatros e estúdio de TV,Ou seria também conforme a conveniência: trabalhar como: Cenotécnico, Decorador, Maquinista, Maquetista, Cortineiro-Estofador, Carpinteiro, Pintor-Artístico.

    “… executar demais atividades inerentes à descrição legal do cargo” Radiodifusão é uma função legal? ou é a maquiagem destes ditos éticos gestores?

    O “Arranjo legalizado”, uma vez que sendo aprovado pela Assembleia Legislativa, legitima o absurdo!

    Paulo Lira
    Repórter-cinematográfico 1223-MTE/AL

  10. ola bom dia adorei os artigos mais tenho uma duvida trabalho em uma empresa de \TV na area técnica mais de mais as vezes faço serviço de freelancer mais agora penssando no futuro queria saber se posso tirar a mtb de reporte cinematografico com o tempode serviço
    pois ja tenho esperiencia na atividade mais na tv não posso prestar serviço pois eles querem o registro obrigado

  11. cara perdi meu pai a pouco tempo to desempregado e acontece o seguinte tenho uma camera fx 1000 sony 1080 pontos hd e quero me profissionalizar nessa area por favor me ajude 11 7167 6561

  12. Olá amigos! Tenho 15 anos quero ser jornalista, sem perceber acabei entrando no mundo da captura de imagens e edição. Recentemente comprei minha primeira filmadora profissional e tenho feito bons trabalhos com ela. Gostaria de agradecer a equipo do blog por estar ajudando a outros que assim com eu, tem paixão por essa profissão.
    Um grande abraço!

  13. Olá sou Natanael e tenho 20 anos mas eu ainda não escolhi uma profissão exata pra estudar ou fazer faculdade.Mas depois ao ver essa matéria me despertou um imenso interesse na área de rádio e tv pois sempre tive essa curiosidade de saber oque rola por trás de toda parte técnica.
    Por favor, poderia me passar o link de um site bom para cursar tv e rádio, para eu poder ter mais conhecimento a respeito dessa área?
    Desde de já agradeço, sem contar que o seu Blog está fabuloso. Um abraço a você e a todos que amam a arte de filmar.
    ABRAÇO!

  14. Ola, meu nome é Osvaldo,sou da cidade de Santos SP, sou aposentado e trabalho com voluntário em duas emissoras comunitária, já solicitei o meu Mtb de jornalista(não diplomado) frente ao Ministério de Trabalho, deve chegar num prazo de 60 dias.
    Com esse registro posso dar entrada junto ao Sindicato o registro de Repórter cinematográfico??, já que não tenho imagens comprobatório, pois as emissoras são comunitárias.
    Fico no aguardo.
    Osvaldo.

  15. ENTREI EM CONTADO COM O SENAC DE MINHA CIDADE E AS EXIGÊNCIAS PARA O CURSO SÃO MUITAS ; GRAU DE ENSINO, FORMAÇÃO,IDADE,SEM CONTAR QUE É O DESEMBOLSO DO CURSO É CARÍSSIMO, QUAL O SIGNIFICADO DAS SIGLAS DRT, MTB? GRATO.

  16. ola, meu nome e kaique aleixo tenho 18 anos moro n espirito santo… meu sonho e ser cinegrafista, eu ja tenho quatro meses trabalhando com eventos casamento, aniversario de 15 anos etc… esse blog me deu a informacao que eu queria. muito bom..

  17. olá, um amigo passou em um concurso para câmera, mas não tem DRT, poderia indicar um curso rápido para que ele não perca o concurso, pois como pretende seguir essa profissão assim que entrar ia se dedicar aos estudos mais profundos. Agradeço pela atenção

  18. Sou wilson corazza sou cinegrafista a 20 anos filmando casamentos e eventos mas trababalho em uma tv da minha cidade a 6 anos faço reportagens para o jornal e faço programa imdependetes mas quero tirar a miha carterira de reporter cinematrografico com que faço

  19. boa noite meu nome é Josiberto, tenho 21 anos, desde novo sempre quis ser cinegrafista…mais como sou de familia muito pobre .. meus irmaos e eu fomos criados apenas pela minha mae…nao conseguir terminar meus estudos tive que parar de studar para trabalhar…mais eu conseguir a pouco tempo fazer um curso de operador de camera com o prof Cinegrafista Mario Ferreira….me sai muito bem no curso e tal ja tenho meu diploma… mais eu to vendo que tem muitas exigencias pra se tornar um profissional…estou tentando terminar meus estudos… fiquei meio triste ao saber que e presciso ter faculdade e tal.. mais mesmo asim nao vou desistir.. nao quero ser piao pra sempre… sou do rio de janeiro … abraçso.. adorei o blog muito bom

    • meus parabéns pelo lindo blog, gosto muito de comunicação e neste ano 2013 já começei fazer um curso de operador de câmera na oficina de atores em são paulo e qual também matem o mesmo no rio janeiro em são paulo esté curso e único, e estou aproveitando todo o aprendizado desta profissão ligada a comunicação e em breve estarei recebendo o certificado de operador de câmera. cesário b. oliveira.

      • meus parabéns pelo lindo blog, gosto muito de comunicação e neste ano 2013 já começei fazer um curso de operador de câmera na oficina de atores em são paulo e qual mantem o mesmo curso de operador de câmera na oficina de atores ( sede ) no rio de janeiro, em são paulo esté curso e único, e estou aproveitando todo o aprendizado desta profissão ligada a comunicação e em breve estarei recebendo o certificado de operador de câmera. cesário b. oliveira – taboão da serra – sp.

  20. MEU NOME É GENIVALDO HENRIQUE TRABALHO NA CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES EM ALAGOAS TERMINEI O CURSO DE RADIALISTA O NO ANO DE 2012 PEGUEI DOIS REGISTRO. UM DE OPERADOR DE CÂMERA E O OUTRO DE ASSISTENTE DE PRODUÇÃO. TEMOS UM PROGRAMA DE TV. PROGRAMA EU QUERO VER. SOU OPERADOR DE CÂMERA..WWW.EUQUEROVERCUT.BLOGSPOT.COM . YOUTUBE.COM/EUQUEROVERCUT. GOSTEI MUITO DO SITE DE VOCÊS.

    • alexandre, vou aqui deixar otimas dicas de cursos que podem ajudar o seu irmão, não só no senac, no rio de janeiro – aictv, cinevideocursos e oficina de atores também em são paulo, dj rádio em brasilia – df, são otimas escolas que mantem formação para operador de câmera – para televisão, cinema, publicidade em fim para o sucesso de todos. até breve. cesário b. oliveira. taboão da serra – sp. obs: veja estas escola no google. ok.

  21. Boa tarde, meu nome é Marcus Vinícius, tenho 30a e trabalho como cinegrafista em uma rede de televisão local e gostei muito dese blog obrigado e parabéns.

  22. Parabéns pelo Blog.
    Gostaria de saber se Graduados em fotografia podem exercer a função de reporter cinematográfico ou operador de câmera?
    Obrigado.

  23. Caramba!Muito bom mesmo esse blog,tenho 18 anos e gosto muito dessas profissões,me identifico mais com o trabalho por trás das câmeras e de bastidores,ainda estou com um pouco de duvidas entre jornalismo e rádio e tv mais com certeza vou fazer o curso de operador de câmera para dar inicio à essa jornada.
    Parabéns e muito obrigado pelas dicas!!

  24. Oi Bom dia , procuro cusro de operador de camera que inicie ano que vem ! mas o SENAC só realiza o curso se atingir o numero de alunos . onde arrumo outro curso preciso fazer o curso rapidamente , minha vontade é ser operador e depois cinegrafista . me localizo em são paulo . adorei o blog !

  25. trabalhei por 5 anos em emissora de tv afiliada a rede globo, hj sou free lancer, mas adiquiri registro profissional assim que sai da emissora no MTB na função de operador de camera , mas na minha carteira profissional esta registrado como operador de camera de unidade portatil de externa. sou considerado reporter cinematografico?
    ( jornalista ) ou não? se for como faço pra obiter a identidade?

  26. Meu nome Marcelo bittencourt,apelido Cazé,sou Operador de cãmera e steadicam,morei 12 anos no Rio de Janeiro,estou morando em Brasilia,tenho DRT, e sou sindicalizado,só que quero trabalhar,me ajudem,valeu.

  27. boa tarde,sou operador de camera e gostaria de saber se tem algum curso de reporter cinematografico em SP alguma sujestão de escolas..
    valeuu!!

    • gostaria muito de saber o valor do curso de operador de camera no senac POIS ME INTERESA MUITO FAZELO MUITO OBRIGADO GRATO….

      • Ei amigo , me chamo Max , tenho 17 anos e também quero muito fazer o curso pelo SENAC aqui no RJ.
        Me informei e o curso completo está R$ 2.800 (Dois mil oitocentos e alguma coisa)
        parcelado em 1 ano fica 12 x de R$ 228 se não me engano.
        Eu fiz um papel de metas pra guardar dinheiro p/ conseguir fazer o curso haha,
        enfim … A unidade que tem esse curso é a de RIACHUELO .
        Para maiores informações entre em contato com o SENAC RIO o tel é : 4002 2002

  28. OS ESCLARECIMENTOS QUANTO AO TRABALHO DOS OPERADORES SÃO VALIDOS,PORÉM QUANTO A NECESSIDADE DA FORMAÇÃO UNIVERSITÁRIA,DISCORDO JÁ QUE NOS CURSOS DE COMUNICAÇÃO E JORNALISMO EXISTENTE OS JORNALISTAS NÃO SE TORNAM PROFISSIONAIS DE NADA.SOU RADIALISTA,PORDUTOR DE RÁDIO E TV,ROTERISTA,LOCUTOR PROFISSIONAL ATUANDO EM QUALQUER ÁREA DA LOCUÇÃO,AO CONTRÁRIO DOS JORNALISTAS QUE NÃO SABEM NADA DE PRODUÇÃO DE PROGRAMAS DE TV,RÁDIO,ELABORAÇÃO DE PROJETOS E MUITO MENOS SÃO LOCUTORES,SE FIZESSEM TESTES DE APTIDÃO ESPECÍFICA AS MASCARAS CAÍRIAM.O IMPORTANTE É A VOCAÇÃO E A QUALIDADE DO PROFISSIONAL SE MOSTRAR´´A REALIZANDO ELE APENAS CURSOS LIVRES,TEM DE ESTARNO DNA DAS PESSOAS A PROFISSÃO DESEJADA SENÃO DE NADA VALERÃO DIPLOMAS VAZIOS COMO SO QUE ESTÃO SENDO DISTRIBUIDOS NO BRASIL.

  29. Olá!
    Vocês tem alguma escola bem conceituada, em Belo Horizonte, que ofereça curso de Repórter Cinematográfico?
    Obrigado!

  30. Acho lindo essas profisão ,pois estou com dúvidas,em ser repórter de rua,ou repórter cinematográfico,pois o repórter cinematográfico me inspiram muito adoro camâras.adorei o blog

  31. Amigos, meu filho esta pra fazer um curso de radialista operador de câmera no senac, este curso é legal, para que ele desenvolva esta linda profissão.
    Poderia me dar uma dica, sou de são Paulo, capital.
    obrigado.

  32. Hoje tem a radioficina e senac, no final do curso vocês recebem o certificado autorizado para trabalhar na televisão, produtoras enfim.. senac é mais punk, fudido !! senac lapa oscipao.. manda bala e aconselho dps tenta de ele fazer pro lado de publicidade tem mano aqui que ganha 900 reais a diaria .. assistente de camera 400 pilas .. agora pro lado da tv, camera ganha 115,00 pouco ..

  33. Bom dia,gostaria de saber mais detalhes de onde posso fazer um curso de camera e qual instituiçao é boa e confiavel e se esse curso pode me dar oportunidade pra mim arrumar um bom emprego.

  34. ola fiz o curso de operador de camera na Aictv e ate hoje nao consegui um emprego como camera ou aux de camera, filmo festas nos fim de semana a 6 anos amis gostaria muito de trabalhar em uma emissora ou produtora, alguem me indica? tenho 24 anos, sou evangelico, moro em santa cruz, solteiro e sem filhos meu contato é 7736-3425 99165-8122 email; junior.joao.23@gmail.com

    • Olá Junior, super legal e fique feliz por ter feito o curso de operador de câmera na AICTV do rio, saiba que tenho mandado ideias para que a AICTV abra uma filial aqui em são paulo – capital, mas até agora o Diretor jorge moncler, não deu retorno sendo que em são paulo tem um grande mercado e o curso de operador de câmera da AICTV do rio e muito bom e poderia abri esta filial em são paulo, agora Junior, caso você nâo tenha e muito bom você juntar carteira de trabalho e demais documento e todos os comprovante de trabalho ou até mesmo carta de trabalhos realizado e xorox e original do certificado do curso de operador de câmera da AICTV, e levar até o sindicato dos radialista do rio ou direto no ministério do trabalho do rio e tirar o seu DRT. porque para trabalhar em Tv e em Produtoras e preciso ter o DRT na Carteira de Trabalho OK.

  35. terminei meu curso de operador de câmera recentemente e quero atuar como operador de câmera
    como faço para tirar drt

    • Oi Mario,
      Você pode ir no sindicato dos radialistas da sua região ou procurar diretamente o Ministério do Trabalho. Eles irão fornecer os documentos necessários e encaminhar seu DRT. O DRT é uma espécie de carimbo com seu número de registro profissional que será estampado em sua carteira de trabalho. Abraços

    • olá mario, para tira o DRT você tenha feito seu curso no caso na rádioficina, senac em são paulo ou senac rio de janeiro e só procura o sindicato dos radialista de sua região ou direto no ministério do trabalho também de sua região, ou caso tenha feito o curso do Drc em são paulo – só ir para o mercado e depois tirar o drt porque e melhor para você e para o mercado.

  36. Boa noite, gostaria de ingressar no ramo de filmagem de vida selvagem e gostaria de saber quais os passos iniciais que devo tomar para ir construindo meu currículo?

    Obrigado e parabéns pelo ótimo trabalho.

    Att
    Diego Zamboni

  37. o DRC em são paulo está a muito anos no mercado e tem o reconhecimento do mercado da tv, cinema, publicidade e produtoras, acho até que o DRC já deveria ter criado e montado um curso de Operador de Câmera – com 70h um mês de curso, mas o DRC em são paulo já algum tempo criou e montou o curso câmera e luz qual agora chama – se OFICINA DE VÍDEO – 40h duas semanas diretas – com operação de câmera, luz e a produção de um vídeo. qual merece divulgação para o mercado que vem crescendo muito em são paulo e em todo o brasil para tv, cinema, publicidade e produtoras para contato – http://WWW.DRC.COM .BR

  38. Fiz curso de câmera men em 1989,em 2003,fiz uma reciclagem.
    Nunca trabalhei como tal.
    Trabalhei como contrarregra no projac.como faço para obter o drt.
    Na época que fiz o curso não havia nenhuma exigência.

  39. Alguém aki conhece algum lugar q oferece curso técnico? Pra mim trabalhar numa emissora de TV como operador de câmera já é o suficiente!!!
    Moro em Minas Gerais há 115 km de Belo Horizonte e há 50 de Divinópolis!!!

  40. boa noite meu caro amigo, meu nome e willian , sou cinegrafista de eventos sociais , fiz um curso técnico de operador de câmera no senac , porem quero me ingressar mas na área. agora lhe faço uma pergunta.
    estou em duvida em qual nível superior a fazer . vi seu blog muito bom.
    pelo que vi pra eu me torna um grande profissional na área, ainda não trabalho na rede de televisão.
    enfim já falei muito.
    então pra eu me torna-se um grande profissional eu tenho que fazer REPÓRTER CINEMATOGRÁFICO. jornalismo né. mas amigo não quero ser jornalismo quero poder filmar ,me ajuda ae por favor preciso de uma luz
    meu tel 021 980514199 william .preciso da sua ajuda caro amigo.
    muito bom seu blog. abraços

  41. Meu nome e Marco mathias trabalho a muitos anos na area de reporte cinematografico e adquiri um problema serio em minha coluna quando ainda trabalhava na rede tv fiz alguns exames que constatou um inicio de hernia de disco, isso me causa queimação perto do pescoço e dormencia nos braços, só que o medico nao quis me aposentar querendo me ensinar como deveria segurar a camera para não sentir essa dor. Fiquei muito bravo com ele, pois como que irei segurar a camera de um unico jeito na hora do corre corre atras de politico na época de eleições, correndo junto com a policia em morro fazendo documentários. Enfim, perguntei para ele se desse cãimbra suas mãos se ele usaria a boca, ficou bravo comigo. Quem é camera sabe que não da para usar o equipamento só em uma posição.
    Enfim continuo do mesmo jeito e piorando, não sei se conseguiria brigar por minha aposentadoria. Hoje já que fui mandado embora da rede tv e não consigo emprego, não gostaria de me aposentar pois gosto muito do que faço mas tenho medo de ficar inutil fisicamente.
    Hoje faço alguns videos corporativo com algumas produtoras embora o trabalho esteja escasso.
    Preciso de ajuda se alguém puder me ajudar eu agradeço pois não sei ate onde irei aguentar as dores são fortes e preciso trabalhar.

  42. Sou operador de câmera. Me sinto bem com a minha escolha de profissão. Não me vejo sem uma câmera. eu lutei muito à ter mesmo escutar pessoas que falavam pra mim quer esta profissão não tinha futuro não dava lucro. Eu não desisti e hoje sou um operador de câmera. E um cinegrafista. E eu era um simples aux.de serviço gerais.

  43. Olá meus amigos, eu estou muito feliz neste bolog Eu sou Senegal eu estou vivendo Brasil Estou cameraman televisão no Senegal, mas eu preciso fazer um.curso por que eu gosto tem mas experience do cameraman responda por favor, me interessou a sua muito o vo me chama 54 81 49 27 50

  44. Gostei bastante do que foi dito a cima mas gostaria de saber se quem é Repórter cinematográfico ou operador de câmera tem a obrigação de depois de fazer suas matéria ir para o estúdio fazer mas uma hora de programa???no meu caso faço o Balanço Geral da minha cidade(macapá) e ainda sou obrigado a fazer a câmera de estúdio. Por favor tire minha dúvida…

  45. Boa tarde!
    Falo de Florianópolis, e gostaria de fazer curso para atuar como Operador de Câmera unidade portátil externa, consigo encontrar em minha região o curso ? Se não, qual caminho devo tomar ?
    Obrigado!

  46. Eu gostaria de saber sr um técnico de Radio e Tv trabalha apenas operando Câmeras ou pode exercer outra atividade? Vou começar o curso em fevereiro

  47. Um dia ainda realizo meu sonho de trabalha como cinegrafista e operador de camera tenho apenas 15 anos mas ja sei oque pretendo ser e to lutando pra conseguir

  48. procuro um amigo que foi operador de câmera da Rede globo em 1985, o nome dele é Marcelo, morou em Engenho de Dentro Rio de Janeiro Se alguem souber noticias dele entra em contato, obrigada.

  49. Me chamo Lucas tenho 12 anos moro em jundiai sp sempre fui fã do sbt e sempre quis ser repoter ou cinematografico peso para Deus todo dia

  50. Olá. Eu gostaria de saber. A partir de quantos anos pode ser Operador de Câmera? É obrigatório levar a carteira de trabalho logo de cara?

Deixe um comentário